Revista Cientifica FacUnicamps

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

SUBMISSÃO:
A submissão de trabalhos é gratuita e deve ser feita exclusivamente via sistema eletrônico, acessível por meio do endereço revistacientifica@unicamps.com.br

Assunto/título da mensagem: tema do caderno temático. Ex:.
Título do arquivo anexado: título do trabalho enviado. 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

1. Os trabalhos não podem ter sido previamente publicados.

 

2. Em cada edição poderão ser aceitos até dois trabalhos por autor, sendo um como autor principal e outro em co-autoria (até 5 autores).
Recomenda a submissão de artigos com, no máximo, 5 (cinco) autores. A partir deste número, uma descrição detalhada da contribuição de cada autor deve ser encaminhada ao Conselho Editorial.

 

3. Parecer:

Os trabalhos submetidos serão submetidos ao Processo de Avaliação por Pares
Todos os avaliadores selecionados receberão os trabalhos sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isenta de qualquer influência.
O trabalho receberá um parecer de cada um dos membros do conselho que indicará aprovação, ajustes ou recusa ao texto;
Haverá um parecer da comissão avaliadora para o artigo que precisa de correção e será enviado ao autor principal, estando contabilizada a data de postagem da comissão e o reenvio de até 30 dias.
Caso ocorra excesso de divergência entre os pareceres, a um terceiro conselheiro será encaminhado ou enviado ao Conselho Editorial.
Após a avaliação, se aprovados, as propostas de publicação são encaminhadas ao Comitê Editorial, que fará a seleção dos artigos a serem publicados.

 

4. Trabalhos submetidos para revista – de acordo com as seções:

4.1 Artigos e Notas de Pesquisa: entre  8 e 20 laudas (e sem anexo) de um estudo produzido em consonância com a área de concentração da revista.

4.2 Resenhas (de obras acadêmicas ou literárias, filmes, exposições ou peças teatrais) e Entrevistas: devem conter entre 3 a 10 laudas, incluindo figuras e referências, sempre em consonância com a área de concentração da revista.

4.3 Manifestos literários: entre 3 e 10 laudas, incluindo referências, sempre em consonância com a área de concentração e tema da revista. Possui corpo do texto e referências.

4.4 Resumos: Teses, Dissertações e Monografias: podem ser apresentadas em formato de resumo simples ou resumo expandido (de 3 a 5 laudas, incluindo figuras e referências), sempre em consonância com a área de concentração da revista.

 

5. Estrutura dos trabalhos:

Página 01
- Título (fonte 14 – negrito - centralizado - maiúsculo).
- Autor(es) e Instituição (alinhado a direita, espaço simples, fonte 10, com referências de formação (1, 2,...5: sobrescrito), vinculação profissional, atuação e contato devem ser explicitados em nota de rodapé).

 

Páginas 02 e 03 
- Resumo e Palavras-chave: 1)deve conter apenas um parágrafo, fonte 10, até 250 palavras, estruturado de forma a conter: objetivo, métodos, resultados e conclusão; 2) usar os termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) para três a cinco palavras-chave e; 3) o resumo em inglês (abstract), representando a tradução do resumo para a língua inglesa e três a cinco palavras-chave em inglês (keywords).

 

Página 04 em diante
- Corpo de texto (fonte 12 – normal – justificado, parágrafo 1cm): Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Considerações finais ou Conclusões; Agradecimentos (se necessário, em parágrafo único) e Referências.
Trabalho que envolveu como sujeitos da pesquisa animais ou seres humanos, deve-se comprovar a sua aprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa.
Experimentos conduzidos em condições de campo devem apresentar dados oriundos de, pelo menos, dois ciclos de produção, ou um a dois anos de avaliação.
- Referências: fonte 12, espaço 1cm, devem ser organizadas em ordem alfabética, pelos sobrenomes dos autores, de acordo com a norma NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os destaques para títulos devem ser apresentados em itálico
As referências citadas somente em legendas de tabelas/quadro/figuras devem ser numeradas de acordo com uma sequência estabelecida pela primeira menção da tabela/quadro ou da figura no texto.
Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Se o periódico não constar nessa lista, colocar o nome por extenso. Não utilizar "comunicações pessoais" ou "observações não publicadas" como referências. Um resumo apresentado deve ser utilizado somente se for a única fonte de informação.

 

6. Formato: Word for Windows, A4, fonte tipográfica deve ser Times New Roman, espaço 1 cm (título, resumos, notas de rodapé e citações) e 1,5 cm (corpo do texto, tamanho 12), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, numerando as páginas no canto superior direito. Parágrafo: 1cm.
Os manuscritos devem seguir as instruções de estilo e formato e sua não observância serão devolvidos sem revisão.

 

7. As notas de rodapé destinam-se a informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto. Espaço simples, fonte 10.

 

8. As imagens devem vir no corpo do texto e devidamente referenciadas (fonte ou referência, autor e data). Espaço simples, fonte 10. As figuras devem ser apresentadas com resolução mínima de 300 dpi.

 

9. Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT.

 

10. A revisão ortográfica é inteira responsabilidade do(s) autore(s).
O(s) autore(s) devem enviar uma declaração assinada por todos relatando que não há conflitos de interesses.